
Internacional
Brasileira presa por imigração dos EUA é libertada, diz marido
Bárbara Marques foi detida durante entrevista para solicitação de green card

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O marido da cineasta brasileira Bárbara Marques, Tucker May, anunciou que ela foi libertada na noite de quinta-feira (16). A cineasta, natural de Vitória (ES), estava detida desde 16 de setembro, após uma entrevista no escritório do Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (EUA), em Los Angeles, durante o processo de solicitação do green card.
Segundo Tucker, só faltava uma cópia do passaporte, mas Bárbara foi conduzida a outra sala e não retornou. O órgão de imigração (ICE) alegou que a prisão ocorreu por "ausência em uma audiência de regularização de visto em 2019", o que gerou uma ordem de deportação.
A defesa afirmou que ela entrou nos EUA com visto de turista em 2018 e solicitou prorrogação, mas a negativa e a convocação não chegaram, possivelmente devido à mudança de endereço.
Tucker relatou que, após a detenção, conseguiu falar com Bárbara brevemente e que ela estava algemada e em prantos. Nos dias seguintes, ele teve outros contatos com a esposa, que relatou estar "aterrorizada com o tratamento que recebeu" dos agentes. Formada em cinema no Rio de Janeiro, Bárbara também atuou como atriz e produtora. Ela dirigiu “Dias de Cosme e Damião” (2016), “Cartaxo” (2020) e “PRETAS” (2021).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.