
Internacional
Trump impõe novas tarifas sobre caminhões e ônibus importados
Medida entra em vigor em 1º de novembro e busca fortalecer indústria nacional

Foto: Official White House/Daniel Torok
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, oficializou na sexta-feira (17) tarifas mais altas sobre caminhões médios, pesados, ônibus e peças importadas, válidas a partir de 1º de novembro. A taxa será de 25% para caminhões e componentes, e de 10% para ônibus, incluindo escolares e de transporte coletivo. As informações são da CNN.
Produtos de origem do México e do Canadá estarão isentos, desde que sigam os critérios do acordo comercial USMCA, estabelecido no primeiro mandato de Trump. A decisão já havia sido antecipada por ele em publicação na rede Truth Social no início do mês.
As novas tarifas também serão aplicadas a acordos previamente firmados com parceiros como União Europeia e Japão. A medida tem como foco proteger a indústria automotiva nacional e incentivar a produção interna.
Como compensação, fabricantes que produzirem veículos nos Estados Unidos até 2030 terão direito a crédito de 3,75% sobre o valor sugerido de venda. O benefício foi ampliado para cobrir a produção de motores e caminhões fabricados localmente.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.