Sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Governo do Peru decreta estado de emergência após morte de manifestante em protestos da geração Z

Internacional

Governo do Peru decreta estado de emergência após morte de manifestante em protestos da geração Z

Medida autoriza uso de militares nas ruas e restrição de direitos em meio à crise política e à violência no país

Governo do Peru decreta estado de emergência após morte de manifestante em protestos da geração Z

Foto: Reuters/Folhapress

Por: Metro1 no dia 17 de outubro de 2025 às 15:00

O governo recém-empossado do Peru vai decretar estado de emergência em Lima e na cidade portuária de Callao após os confrontos entre manifestantes e a polícia que deixaram uma pessoa morta e mais de 100 feridas. A decisão, anunciada nesta sexta-feira (17), ocorre em meio aos protestos contra a violência e o governo do presidente interino José Jerí, que assumiu o cargo após a destituição de Dina Boluarte.

Os protestos são liderados por jovens da geração Z, em repúdio ao Congresso e ao novo governo. Na quarta-feira (15), Lima viveu os confrontos mais intensos desde o início das manifestações, no mês passado. O rapper Eduardo Ruiz Sáenz, de 32 anos, conhecido como Trvko, foi morto por um disparo de um policial, que já foi detido junto com outro agente identificado em câmeras de segurança. Um segundo manifestante permanece em coma após ser atingido por uma bomba de gás lacrimogêneo.

Segundo o chefe do gabinete, Ernesto Álvarez, o estado de emergência permitirá a mobilização dos militares nas ruas e poderá incluir toque de recolher. A medida afeta cerca de 10 milhões de pessoas na capital e região metropolitana. “Não foi descartado o toque de recolher, considerando que a criminalidade não respeita a noite”, afirmou Álvarez.

Durante homenagem a Ruiz, dezenas de jovens se reuniram com velas e cartazes contra Jerí, a quem chamaram de “cúmplice de um assassinato covarde”. O presidente interino lamentou a morte, mas disse que os protestos foram infiltrados por grupos que “tentaram impor o caos”.

Jerí, de 38 anos, era presidente do Parlamento e assumiu o governo de forma interina até julho de 2026. Ele pediu ao Congresso faculdades legislativas para adotar medidas urgentes de segurança sem precisar de aprovação parlamentar. “Não vou renunciar, vou continuar com a responsabilidade”, afirmou.

O Peru vive uma nova onda de instabilidade política: foram sete governos em dez anos. Os protestos da geração Z no país seguem uma tendência global, com manifestações semelhantes ocorrendo em Nepal, Indonésia, Bangladesh, Marrocos e Madagascar, onde jovens têm derrubado governos e usado as redes sociais como ferramenta de mobilização.