Internacional
Papa Leão XIV canoniza sete novos santos

Criminosos levaram joias da Galeria de Apolo em apenas sete minutos; museu foi fechado após a ação
Foto: Musée du Louvre / Olivier Ouadah
O Museu do Louvre, em Paris, foi fechado na manhã deste domingo (19) após um roubo cinematográfico de joias históricas. De acordo com o ministro do Interior da França, Laurent Nuñez, três ou quatro criminosos invadiram o local logo após a abertura do museu, utilizando um guindaste, motosserras e uma scooter para a fuga.
O grupo entrou pelo bloco do museu que fica às margens do rio Sena, utilizando um guindaste instalado em um caminhão para acessar a área de serviço. Em seguida, usou um elevador de carga para chegar à Galeria de Apolo, onde ficam as joias que restaram da monarquia francesa, e quebrou vitrines para levar nove peças do acervo.
A ação durou cerca de sete minutos, por volta das 9h30 no horário local (4h30 em Brasília). Os criminosos estavam armados e fugiram em uma scooter. Não houve feridos.
A ministra da Cultura da França, Rachida Dati, esteve no local e afirmou que as investigações estão em andamento. “Estou ao lado das equipes do museu e da polícia. As averiguações estão em curso”, publicou no X (antigo Twitter).
O museu mais visitado do mundo permanecerá fechado por “razões excepcionais”. Policiais isolaram a área e realizam perícia no prédio histórico, que abriga obras como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e a Vênus de Milo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.