
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Nova York elege 1° prefeito muçulmano e impõe derrota histórica a Trump em sua cidade natal
Internacional
Nova York elege 1° prefeito muçulmano e impõe derrota histórica a Trump em sua cidade natal
Socialista e crítico do governo do presidente, democrata promete “inaugurar uma geração de mudanças” após vitória inédita

Foto: Reprodução/TV Globo
Nova York elegeu nesta terça-feira (4) Zohran Mamdani como seu novo prefeito, em uma eleição movimentada. Aos 34 anos, o político do Partido Democrata se torna o primeiro muçulmano e o mais jovem prefeito da história da cidade.
Autodeclarado socialista e conhecido pela postura crítica em relação ao governo do presidente Donald Trump, Mamdani consolidou sua vitória na cidade natal do republicano, mesmo diante das tentativas de interferência e das ameaças de retaliação por parte do líder.
Durante o discurso de comemoração, o novo prefeito prometeu “inaugurar uma geração de mudanças” e que pretende rejeitar as políticas federais. A votação começou às 6h (horário local) e terminou às 21h (23h em Brasília), levando 2.055.921 eleitores às urnas. De acordo com dados oficiais, 735,3 mil pessoas votaram antecipadamente, número quatro vezes maior que o registrado na eleição municipal de 2021.
Com 90% dos votos apurados, Mamdani aparece com 50,4% dos votos válidos, garantindo a vitória ainda no primeiro turno. Em segundo lugar ficou o ex-governador Andrew Cuomo, que concorreu como independente e obteve 41,6% (854.995 votos). O republicano Curtis Sliwa ficou em terceiro, com 7,1% (146.137 votos).
A disputa foi marcada pela presença constante de Trump no debate eleitoral. O presidente chegou a declarar apoio a Cuomo, mesmo com um candidato republicano na corrida, e utilizou suas redes sociais para chamar Mamdani de “comunista” e “radical”.
Na véspera da eleição, Trump afirmou que, caso o democrata vencesse, cortaria recursos federais destinados à cidade de Nova York. “É minha obrigação governar a nação, e tenho a firme convicção de que Nova York será um completo desastre econômico e social caso Mamdani vença”, publicou o presidente.
Apesar das ameaças, a vitória de Mamdani representa uma reviravolta política na maior cidade dos Estados Unidos, e a força de novas gerações no setor político americano.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

