Sexta-feira, 07 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Rússia diz estar pronta para ajudar Venezuela em meio a tensões com governo Trump

Internacional

Rússia diz estar pronta para ajudar Venezuela em meio a tensões com governo Trump

Moscou afirmou que busca evitar a escalada de conflitos na América Latina, enquanto Maduro pede apoio militar russo diante do aumento da presença americana no Caribe

Rússia diz estar pronta para ajudar Venezuela em meio a tensões com governo Trump

Foto: Divulgação/Kremelin

Por: Metro1 no dia 07 de novembro de 2025 às 08:29

 

A Rússia afirmou, nesta sexta-feira (7), estar preparada para atender pedidos de assistência da Venezuela, em tensões do governo Trump contra o regime Maduro.

Outros detalhes sobre o que a Rússia estaria preparada para fazer não foram divulgados pela Zakharova, país cujo governo de Nicolás Maduro mantém uma aliança com Moscou. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo afirmou que o Kremlin busca evitar qualquer aumento das tensões na América Latina, o que, segundo ela, “não seria benéfico para ninguém”.

O presidente venezuelano solicitou assistência militar a Moscou, incluindo reparos em caças Sukhoi, de fabricação russa, modernização de sistemas de radar e o envio de novos sistemas de mísseis. O arsenal do país, composto majoritariamente por equipamentos russos, é considerado defasado e carece de atualização devido às sanções econômicas prolongadas impostas à Venezuela.

O pedido de Maduro ocorre em reação ao que ele considera uma ameaça crescente dos Estados Unidos sob o governo de Donald Trump, que reforçou a presença militar no Caribe nos últimos meses, com o envio do maior porta-aviões do mundo, dezenas de navios e aeronaves de guerra, helicópteros de operações especiais e até um submarino nuclear.

Zakharova alertou ainda que qualquer ação militar norte-americana contra a Venezuela apenas agravaria o cenário. “Existem diferentes táticas e formas de conduzir os assuntos, mas é evidente, como afirmam diversos analistas, especialistas e representantes de instituições americanas, que uma agressão direta desse tipo só pioraria a situação, em vez de resolver os problemas, que podem perfeitamente ser tratados por meios jurídicos e diplomáticos, dentro do campo legal”, declarou.

O governo russo reiterou nesta semana que mantém contato constante com o regime de Maduro diante da escalada militar promovida por Trump na região do Caribe.