Quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Trump sanciona lei de divulgação dos arquivos de Epstein

Internacional

Trump sanciona lei de divulgação dos arquivos de Epstein

A medida obriga o Departamento de Justiça a divulgar todas as informações de sua investigação sobre Esptein em até 30 dias

Trump sanciona lei de divulgação dos arquivos de Epstein

Foto: Official White House/Daniel Torok

Por: Metro1 no dia 20 de novembro de 2025 às 14:10

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionou na noite de quarta-feira (19) o projeto de lei que determina a divulgação de todos os arquivos do governo americano sobre Jeffrey Epstein, financista condenado por crimes sexuais, morto em 2019.

A medida obriga o Departamento de Justiça a divulgar, em até 30 dias, todas as informações de sua investigação sobre Epstein. Dados ligados a apurações em andamento ou consideradas invasão de privacidade podem ser retidos.

Com apoio de Trump, o projeto de lei foi aprovado de forma ampla pelas duas Casas do Congresso, a Câmara dos Representantes e o Senado, na terça-feira (18). Trump mudou de posição na semana passada, após pressão de vítimas de Epstein e de integrantes do Partido Republicano, do qual ele faz parte.

Até então, ele rejeitava a divulgação dos documentos e classificava como "farsa" conduzida por membros do Partido Democrata (oposição ao seu governo) para "desviar" a atenção do trabalho de seu partido.

Trump afirma ter sido amigo de Epstein por anos, mas que eles se desentenderam no início dos anos 2000, dois anos antes de Epstein ser preso pela primeira vez. Trump tem negado constantemente qualquer irregularidade em relação a Epstein.