Clique aqui e inscreva-se gratuitamente para o MK Entrevista>>

Quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Chanceler alemão que criticou Belém durante a COP30 diz não ter encontrado “um pedaço de pão decente” na Angola

Internacional

Chanceler alemão que criticou Belém durante a COP30 diz não ter encontrado “um pedaço de pão decente” na Angola

Declaração de Merz relembra as críticas e comparações feitas sobre Belém(PA) durante a COP30, que aconteceu neste mês de novembro

Chanceler alemão que criticou Belém durante a COP30 diz não ter encontrado “um pedaço de pão decente” na Angola

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por: Metro1 no dia 27 de novembro de 2025 às 14:19

Atualizado: no dia 27 de novembro de 2025 às 14:19

Friedrich Merz, chanceler alemão que recentemente criticou Belém (PA) durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), comentou sobre um bufê em Angola e disse não ter encontrado "um pedaço de pão decente."

Merz, que estava no país africano para participar da cúpula entre líderes da União Europeia e da União Africana, fez a declaração em visita a uma padaria já em Hamburgo, no norte da Alemanha, também em tom de comparação, como fez em Belém. "A gente percebe mesmo o quanto aprecia o pão alemão quando está no exterior", desabafou.

Merz no Brasil

O chanceler gerou polêmica no Brasil com suas declarações quando estava prestes a deixar a capital paraense. Após ter comentado que a Alemanha é "um dos países mais bonitos do mundo", Merz disse que todos os jornalistas alemães que estiveram em Belém ficaram felizes de ir embora da cidade.

Em reação, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), afirmou que foi "um discurso preconceituoso do chanceler alemão." O presidente Lula(PT) também se pronunciou e disse que Merz "deveria ter ido em um boteco no Pará, ter dançado no Pará, ter provado a culinária do Pará."