
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Operação da polícia italiana desbancou esquema que fornecia falso atestado de residência para brasileiros
Internacional
Operação da polícia italiana desbancou esquema que fornecia falso atestado de residência para brasileiros
Operadores cobravam 6 mil euros em troca do atestado; brasileiro e albanesa estão entre acusados

Foto: Reprodução/Canva imagens
Um esquema de suposta fraude na concessão de cidadania italiana para brasileiros foi desmontado pela polícia da Itália na última quinta-feira (27). Segundo a Agenzia Nazionale Stampa Associata (ANSA), agência de notícias da Itália, o esquema funcionava em Moggio Udinese, uma pequena cidade com menos de 2 mil habitantes no nordeste do país.
Entenda a fraude
Brasileiros que não moravam em Moggio Udinese receberam atestado de residência oficial entre 2018 e 2024. O atestado, que é um dos requisitos para a concessão da cidadania italiana, foi recebido por 84 pessoas, conforme aponta a denúncia, na tentativa de driblar o processo legal, de anos, nos consulados da Itália no Brasil.
O esquema veio à tona após a Itália aprovar uma lei limitando a concessão de cidadania italiana para estrangeiros e contava com a participação de funcionários da prefeitura. Cinco pessoas foram acusadas, entre eles, um brasileiro e uma albanesa, supostos operadores da fraude. Em troca do serviço, os operadores recebiam aproximadamente 6 mil euros (cerca de R$ 37 mil) por cliente.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

