
Internacional
EUA e Ucrânia apresentam nova proposta de paz à Rússia
Plano prevê congelamento da frente de batalha, eleições na Ucrânia e não impõe veto formal à entrada do país na Otan

Foto: The White House
Estados Unidos e Ucrânia apresentaram uma nova versão preliminar de um plano para encerrar a guerra com a Rússia. O texto foi negociado entre Washington e Kiev e não exige, de forma formal, que a Ucrânia renuncie aos planos de ingressar na Otan, ponto sensível nas tratativas desde o início do conflito. O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, afirmou esperar uma resposta de Moscou ainda nesta quarta-feira (24).
A proposta atualizada prevê o congelamento da frente de batalha nas linhas atualmente ocupadas e abre espaço para a criação de zonas desmilitarizadas em áreas específicas. O plano também descarta o reconhecimento dos territórios ocupados como parte da Rússia e retira a exigência de uma retirada imediata das forças ucranianas de regiões do leste do país. As negociações resultaram em um documento com cerca de 20 pontos, agora em análise pelo governo russo.
Entre os principais pontos, o plano estabelece que qualquer eventual retirada de tropas ou criação de zonas especiais deverá passar por consulta popular na Ucrânia. O texto também prevê a realização de eleições presidenciais no país após a assinatura de um acordo de paz e sugere uma administração conjunta da usina nuclear de Zaporíjia. Apesar dos avanços, permanecem incertezas sobre a aceitação russa, especialmente em relação às disputas territoriais no leste ucraniano.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

