O embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas, Sérgio Danese, pediu o fim imediato das ações militares dos Estados Unidos contra a Venezuela durante reunião do Conselho de Segurança da ONU nesta terça-feira (24). Segundo o diplomata, a ofensiva e o cerco militar impostos pelos EUA configuram violações da Carta das Nações Unidas e devem ser interrompidos em favor de soluções políticas e jurídicas.
Danese afirmou que o Brasil defende um diálogo genuíno entre Washington e Caracas, conduzido sem coerção e com boa-fé entre as partes. Ele destacou que o governo brasileiro, sob a liderança do presidente Lula, está disposto a colaborar para a mediação de um entendimento e apoia iniciativas do secretário-geral da ONU voltadas à redução das tensões.
O embaixador ressaltou ainda que a América do Sul é uma região que busca se manter como zona de paz e que um eventual conflito envolvendo a Venezuela teria impactos que extrapolariam o continente. Para o Brasil, evitar uma escalada militar interessa não apenas aos países latino-americanos, mas a toda a comunidade internacional, diante do potencial de repercussões globais.



