Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Domingo, 28 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Zelensky chega à Flórida para reunião com Trump sobre acordo de paz na Ucrânia

Internacional

Zelensky chega à Flórida para reunião com Trump sobre acordo de paz na Ucrânia

Encontro em Miami deve focar no fim da guerra, disputas territoriais e na segurança da usina de Zaporizhzhia

Zelensky chega à Flórida para reunião com Trump sobre acordo de paz na Ucrânia

Foto: Divulgação/Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia

Por: Metro1 no dia 28 de dezembro de 2025 às 13:29

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou neste domingo (28) a Miami, na Flórida, onde se reunirá com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O encontro pretende avançar nas negociações para encerrar a guerra na Ucrânia, em meio à intensificação dos ataques aéreos russos e ao impasse sobre territórios disputados.

Zelensky desembarcou no avião presidencial ucraniano e foi recebido pela embaixadora da Ucrânia nos Estados Unidos, Olha Stefanishyna. Durante a reunião, o líder ucraniano quer discutir o futuro da região de Donbass e da usina nuclear de Zaporizhzhia, pontos centrais das negociações.

Donald Trump, que está em Palm Beach desde 20 de dezembro, interromperá suas férias para participar do encontro. A reunião foi organizada após Zelensky conversar por telefone, na semana passada, com Steve Witkoff, enviado de Trump para assuntos externos, e com Jared Kushner, genro do presidente, que atua na finalização do acordo de paz.

No início do mês, Trump afirmou que encontros com Zelensky ou líderes europeus só seriam úteis caso as negociações estivessem próximas de um acordo, indicando avanços no diálogo. Autoridades americanas afirmam que cerca de 90% dos termos do acordo já foram definidos, número confirmado por Zelensky na sexta-feira (26).

“Não é fácil. Ninguém está dizendo que será 100% de imediato, mas, mesmo assim, devemos nos aproximar do resultado desejado a cada reunião, a cada conversa”, afirmou o presidente ucraniano.