
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Ataques dos EUA levam 100 brasileiros a deixar Venezuela pela fronteira com Roraima
Internacional
Ataques dos EUA levam 100 brasileiros a deixar Venezuela pela fronteira com Roraima
Itamaraty diz que acompanha situação da comunidade brasileira e afirma não haver registro de feridos

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O governo brasileiro informou neste sábado (3) que cerca de 100 brasileiros que faziam turismo na Venezuela cruzaram a fronteira com o Brasil, em Roraima, após os ataques dos Estados Unidos contra o país sul-americano.
Segundo a ministra interina do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Maria Laura da Rocha, o Itamaraty segue monitorando a situação da comunidade brasileira em território venezuelano. De acordo com ela, até o momento não há registro de vítimas entre os brasileiros.
“Nossa embaixada em Caracas segue acompanhando com atenção não apenas o desenrolar dos acontecimentos, mas também a situação da comunidade brasileira naquele país. Não havendo qualquer relato de vítimas ou feridas na comunidade brasileira”, afirmou a ministra interina.
Maria Laura substitui o chanceler Mauro Vieira, que estava de férias, mas interrompeu o descanso e retornou a Brasília ainda neste sábado para acompanhar os desdobramentos da crise envolvendo a Venezuela.
A ministra falou com a imprensa no Itamaraty após a segunda reunião emergencial do dia sobre a invasão da Venezuela pelos Estados Unidos. O encontro foi coordenado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contou com a participação dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, da Secretaria de Comunicação do Planalto, Sidônio Palmeira, e da Defesa, José Múcio.
Também participaram da reunião a ministra interina da Casa Civil, Miriam Belchior, a embaixadora do Brasil em Caracas, Glivânia Maria de Oliveira, e representantes da Secretaria de Relações Institucionais.
O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que a fronteira entre os dois países segue aberta e tranquila e orientou brasileiros que desejarem deixar a Venezuela a procurarem as representações diplomáticas.
“Da maneira que está tudo calmo, as fronteiras estão abertas, não há nenhuma restrição. O brasileiro que estiver lá pode vir, procure o seu embaixador, o embaixador ajudou, a vice-cônsul brasileira lá também tem ajudado bastante, de maneira que nós estamos só de plantão para ver se surgem novos acontecimentos”, disse Múcio.
Questionada sobre quem o Brasil reconhece como chefe de Estado da Venezuela, Maria Laura afirmou que o país considera a vice-presidente Delcy Rodríguez como presidente interina. “Na ausência do atual presidente, Maduro, é a vice-presidente. Ela está como presidente interina”, disse.
A ministra interina do MRE informou ainda que o Brasil participará da reunião ministerial da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), marcada para este domingo (4), e da reunião do Conselho de Segurança da ONU, prevista para a próxima segunda-feira (5). Em ambos os encontros, será discutida a ofensiva dos Estados Unidos contra a Venezuela.
“O Brasil continua sendo a favor do direito internacional, que é a posição tradicional brasileira contra qualquer tipo de invasão territorial, é pela soberania dos países”, afirmou Maria Laura.
Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um comunicado condenando os ataques dos Estados Unidos, classificando a ação como uma violação do direito internacional.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

