Internacional
"Esses atos representam uma afronta gravíssima”, diz embaixador brasileiro sobre ações dos EUA na Venezuela

Presidente dos EUA afirma que Teerã será “atingido com muita força” caso intensifique repressão violenta a manifestantes

Foto: Official White House/Daniel Torok
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (4) que o Irã poderá sofrer um ataque militar caso o governo intensifique a repressão violenta contra manifestantes. A declaração foi feita a bordo do Air Force One, enquanto o país enfrenta a segunda semana de protestos motivados pela crise econômica.
Trump disse que Washington monitora a situação e afirmou que Teerã será “atingido com muita força” se houver aumento no número de mortos. Organizações de direitos humanos estimam entre 20 e 30 vítimas em confrontos com forças de segurança.
As manifestações ocorrem em meio ao colapso do rial, inflação acima de 40% e ao impacto das sanções da ONU retomadas em 2025. O governo iraniano reagiu às falas, afirmando que qualquer intervenção externa será respondida com severidade.
Até o momento, o Pentágono não confirmou ações militares, mas fontes indicam reforço da vigilância dos EUA na região do Golfo Pérsico.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.