A primeira audiência de Nicolás Maduro em um tribunal federal dos Estados Unidos teve início na tarde desta segunda-feira (5), em Nova York. O líder venezuelano foi levado ao tribunal após deixar o Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn, onde está preso desde que chegou ao país no fim de semana, junto com a esposa, Cilia Flores.
O caso está sob responsabilidade do juiz federal Alvin Hellerstein e marca a etapa inicial de um processo criminal que envolve acusações relacionadas ao tráfico internacional de drogas.
O Departamento de Justiça americano apresentou no sábado uma nova denúncia, que mantém as quatro acusações já formalizadas em 2020, que incluem narco-terrorismo, conspiração para importar cocaína, posse de metralhadoras e conspiração.
Durante a audiência, considerada um procedimento formal do sistema judicial americano, Maduro deverá tomar ciência das acusações e indicar como se declara perante a Justiça. A expectativa é que o processo se estenda por meses e avance para julgamento por júri, enquanto o líder venezuelano permanece detido aguardando os próximos desdobramentos do caso.



