Internacional
"Esses atos representam uma afronta gravíssima”, diz embaixador brasileiro sobre ações dos EUA na Venezuela

Nicolás Maduro e Cilia Flores permanecem detidos enquanto processo avança na Justiça americana

Foto: Official Internet Resources of the President of Russia
A próxima audiência de Nicolás Maduro em um tribunal federal de Nova York foi marcada para o dia 17 de março. O líder chavista participou nesta segunda-feira (5) da primeira apresentação formal à Justiça, etapa inicial de um processo criminal que deve se estender por meses.
Maduro e a esposa, Cilia Flores, respondem a acusações que incluem narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína e posse de armamento pesado. Durante a audiência, que durou cerca de meia hora, ambos se declararam inocentes. O procedimento teve caráter técnico, sem debates sobre o mérito do caso, e serviu para formalizar as acusações e definir os próximos passos do processo.
Ao final, o juiz determinou que ambos permaneçam sob custódia até a próxima data marcada. Maduro está detido no Centro Metropolitano de Detenções do Brooklyn, em Nova York, para onde foi levado após ser apresentado à corte em Manhattan. O caso deve seguir os trâmites usuais da Justiça criminal americana, com expectativa de análise de recursos preliminares antes de eventual julgamento por júri.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.