Quinta-feira, 08 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

EUA apreendem dois navios que transportariam petróleo da Venezuela

Internacional

EUA apreendem dois navios que transportariam petróleo da Venezuela

A ação foi confirmada pelas Forças Armadas americanas e pela rede estatal russa RT e ocorre em meio à escalada da crise após a captura de Nicolás Maduro

EUA apreendem dois navios que transportariam petróleo da Venezuela

Foto: Canva Imagens

Por: Metro1 no dia 07 de janeiro de 2026 às 11:06

Atualizado: no dia 07 de janeiro de 2026 às 15:03

Os Estados Unidos interceptaram nesta quarta-feira (7) um petroleiro que transportava óleo venezuelano e navegava no Oceano Atlântico sob bandeira russa, em mais um desdobramento da crise internacional após a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro pelos americanos no último fim de semana. A ação foi confirmada por autoridades dos EUA, incluindo o Comando Europeu das Forças Armadas americanas, e também pela rede estatal russa RT, que divulgou vídeo de um helicóptero dos EUA sobrevoando a embarcação em águas internacionais. 

O navio, atualmente chamado Marinera, antes conhecido como Bella-1, vinha sendo perseguido por mais de duas semanas. Segundo fontes que acompanham a operação, a embarcação havia mudado de nome e de bandeira para tentar escapar das sanções dos EUA, passando do registro da Guiana para o russo, com base em Sochi, no mar Negro. 

Autoridades americanas também destacaram que a interceptação ocorreu em cumprimento de um mandado judicial por violação de sanções, após a Marinera ter evitado tentativa de abordagem anterior no Caribe e seguido para o Atlântico Norte sob a proteção naval russa. A Rússia reivindicou que sua presença visava garantir a liberdade de navegação e enviou um submarino e outros navios para acompanhar a embarcação, episódio que intensifica as tensões entre Washington e Moscou. 

O outro navio, identificado como M/T Sophia, foi apreendido perto do Caribe. O Comando Sul  —  divisão das Forças Armadas norte-americanas responsável pela atuação do país no Caribe, América Central e América do Sul — disse que “a embarcação interditada estava operando em águas internacionais, realizando atividades ilícitas” e, agora, será escoltada pela Guarda Costeira até os Estados Unidos.

Informações da agência de notícias Reuters afirmaram que o governo russo classificou a apreensão do Marinera como uma violação do direito marítimo internacional. “De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, de 1982, a liberdade de navegação se aplica em alto-mar, e nenhum Estado tem o direito de usar a força contra navios devidamente registrados nas jurisdições de outros Estados”, informou o Ministério dos Transportes.