Internacional
Mortes em protestos no Irã sobem para a 192

Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Após polêmica com nudez, Grok limita criação de imagens no X; saiba o que muda
Restrição vale apenas para pedidos públicos

Foto: Divulgação/X
O chatbot Grok, ligado a Elon Musk, passou a restringir a geração de imagens chamada Imagine a usuários pagantes do X. A mudança ocorreu após repercussão internacional envolvendo o uso da ferramenta para criar nudez digital, inclusive de crianças, o que gerou críticas e alertas de autoridades.
Desde quinta e sexta-feira, pedidos feitos por usuários sem assinatura recebem um aviso informando que a criação e edição de imagens estão disponíveis apenas para assinantes, com direcionamento para o plano pago. A limitação vale apenas para esse tipo específico de interação dentro da rede social.
Outras funções seguem liberadas. Usuários ainda conseguem editar imagens pelo botão próprio do X, e a criação de imagens e vídeos continua gratuita no site e no aplicativo independentes do Grok. A restrição afeta somente pedidos públicos feitos ao chatbot por marcação em postagens.
Governos europeus e asiáticos criticaram o uso da IA para deepfakes, afirmando que a medida apenas transforma um problema legal em serviço pago.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.