Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Repressão aos protestos no Irã deixa mais de 2,5 mil mortos

Internacional

Repressão aos protestos no Irã deixa mais de 2,5 mil mortos

ONGs apontam maioria de jovens entre as vítimas; número pode chegar a 12 mil em meio a bloqueio de internet no país

Repressão aos protestos no Irã deixa mais de 2,5 mil mortos

Foto: Canva Imagens

Por: Metro1 no dia 14 de janeiro de 2026 às 08:21

Atualizado: no dia 14 de janeiro de 2026 às 08:41

A repressão aos protestos no Irã já provocou pelo menos 2.571 mortes, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (14) pela ONG de direitos humanos HRANA, sediada nos Estados Unidos. Entre as vítimas, 2.403 eram manifestantes, 147 tinham vínculo com o governo, além de 12 crianças e nove civis que não participavam diretamente dos atos.

O número de mortos, porém, pode ser significativamente maior. Dados do Iran Human Rights Documentation Center indicam que as ações das forças de segurança em diversas cidades iranianas podem ter causado até 12 mil mortes. Segundo a organização, a maioria das vítimas tinha menos de 30 anos, incluindo estudantes.

Diante do agravamento da crise, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se manifestou publicamente em apoio aos protestos. Na terça-feira (13), ele incentivou a população iraniana a seguir nas ruas até a derrubada do regime, afirmando que “a ajuda estava a caminho”.

O contexto interno é marcado por severas restrições à circulação de informações. Há sete dias, o país enfrenta um bloqueio quase total da internet, o que dificulta a checagem independente dos dados e a confirmação do número real de mortos.