
Internacional
Espanha e Alemanha recusam integrar Conselho da Paz proposto por Trump
Iniciativa lançada em Davos enfrenta resistência de aliados europeus; Brasil ainda não respondeu ao convite

Foto: Freepik
A Espanha e a Alemanha recusaram o convite do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para integrar o recém-criado Conselho da Paz, lançado durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos.
A estrutura foi apresentada como um órgão para supervisionar a paz na Faixa de Gaza e coordenar a reconstrução do território palestino, mas tem sido vista por parte da comunidade internacional como uma tentativa de enfraquecer o papel da ONU.
Com as recusas, Espanha e Alemanha se juntam a França, Noruega, Eslovênia e Suécia, que também já anunciaram que não participarão do conselho. Entre os principais motivos apontados estão divergências quanto ao formato da iniciativa, a ausência da Autoridade Palestina e preocupações com o enfraquecimento do multilateralismo e das instâncias internacionais tradicionais.
Cerca de 60 países foram convidados por Trump. Entre os que aceitaram estão Israel, Argentina, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Outros países importantes ainda não responderam, como Brasil, Reino Unido, China, Rússia e Itália. O conselho prevê amplos poderes ao presidente dos EUA, incluindo veto exclusivo e controle sobre convites e permanência dos membros.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

