
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Lula e Macron conversam por telefone sobre Venezuela e proposta de Conselho de Paz
Internacional
Lula e Macron conversam por telefone sobre Venezuela e proposta de Conselho de Paz
Presidentes defenderam alinhamento com a ONU e trataram do acordo Mercosul-União Europeia

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conversou por telefone, nesta terça-feira (27), com o presidente da França, Emmanuel Macron. A ligação durou cerca de uma hora e teve como principais temas a situação da Venezuela e a proposta de criação de um Conselho de Paz apresentada por Donald Trump.
Segundo o Palácio do Planalto, ao tratar da Venezuela, os dois líderes destacaram "a importância da paz e da estabilidade na América do Sul e no mundo", em referência ao ataque dos Estados Unidos ao país.
Sobre a proposta de Trump, Lula e Macron concordaram que "iniciativas em matéria de paz e segurança devem estar alinhadas aos mandatos do Conselho de Segurança e aos princípios e propósitos da Carta da ONU".
Durante a conversa, Lula reafirmou sua posição favorável ao Acordo Mercosul-União Europeia, defendendo que o tratado é positivo para os dois blocos e representa "uma importante contribuição para a defesa do multilateralismo e do comércio baseado em regras".
Os dois presidentes também se comprometeram a ultimar as negociações em andamento, com o objetivo de concluir acordos ainda no primeiro semestre deste ano.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

