Terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Governo Trump exige dados de eleitores para tirar ICE de Minneapolis

Internacional

Governo Trump exige dados de eleitores para tirar ICE de Minneapolis

Objetivo do pedido é “confirmar que o registro de eleitores está em conformidade com a lei”

Governo Trump exige dados de eleitores para tirar ICE de Minneapolis

Foto: Reprodução/The White House

Por: Metro1 no dia 27 de janeiro de 2026 às 15:14

Como uma das medidas para colocar fim na crise gerada após operações do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA), o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (EUA) solicitou para ter acesso a dados eleitorais dos moradores do estado de Minnesota.

Três exigências foram estabelecidas pela procuradora-geral americana, Pam Bondi, para atenuar o confronto com agentes federais no local. As declarações foram escritas por ela em uma carta ao governador democrata Tim Walz no último sábado, pedindo uma “mudança de rumo” na situação que se desenrola.

Ao pedir que o órgão tenha acesso às informações para “confirmar que o registro de eleitores está em conformidade com a lei”, a procuradora diz que atender “esse pedido de bom senso garantirá melhor eleições livres e justas e aumentará a confiança no Estado de Direito”, conta.

Minnesota é um estado historicamente democrata, que rivaliza com o partido republicano, do presidente Donald Trump. De acordo com levantamento feito pelo USAFacts, nas últimas 10 eleições presidenciais, desde 1988, a região escolheu candidatos democratas. Além disso, os dois políticos que representam o território no Senado americano são do mesmo partido.

A solicitação foi negada por representantes de Minnesota, que se recusaram a fornecer os cadastros eleitorais. Nas redes sociais, o secretário de Estado de Minnesota, Steve Simon, se manifestou: “Nós dizemos não”, defendeu o político.