Internacional
Trump afirma que Putin aceitou suspender ataques a Kiev por uma semana devido ao frio extremo

Porta-voz russo afirmou que qualquer ação coercitiva só pode “gerar caos na região e levar a consequências muito perigosas"

Foto: Official White House/Shealah Craighead/Oficial Kremlin
Após afirmar, nesta quinta-feira (29) que ainda há espaço para negociações entre o Irã e os Estados Unidos, a Rússia também alertou que qualquer uso da força contra Teerã teria consequências perigosas e causaria caos em todo o Oriente Médio.
A declaração foi feita pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, um dia após o chefe do executivo dos Estados Unidos, Donald Trump, ter alertado o Irã a se sentar à mesa de negociações e chegar a um acordo sobre armas nucleares ou enfrentar um possível ataque americano.
“Continuamos a apelar a todas as partes para que exerçam contenção e renunciem a qualquer uso da força para resolver as questões. Claramente, o potencial para negociações está longe de estar esgotado... Devemos concentrar-nos principalmente nos mecanismos de negociação”, disse o porta-voz.
Pescok também afirmou que qualquer ação coercitiva só pode “gerar caos na região”. Além de levar a “consequências muito perigosas em termos de desestabilização do sistema de segurança em toda a região.”
Desde o início da guerra na Ucrânia, a Rússia estreitou laços com o Irã e assinou um tratado de parceria estratégica de 20 anos com a República Islâmica em janeiro de 2025.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.