
Internacional
Vieira e Rubio preparam encontro entre Lula e Trump
Chanceleres dialogam por telefone sobre agenda bilateral enquanto data da visita a Washington segue indefinida

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O alinhamento diplomático para um possível encontro entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump avançou neste sábado (31) quando o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou por telefone com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio.
Em nota, o Itamaraty informou que a data da visita de Lula a Washington ainda não foi definida, mas que os dois trataram de temas ligados à agenda bilateral, entre eles assuntos comerciais e cooperação na área de segurança.
A movimentação ocorre após o telefonema entre os dois presidentes na última segunda-feira (26). Segundo o Planalto, a conversa durou cerca de 50 minutos e incluiu a possibilidade de uma visita do brasileiro aos Estados Unidos.
Nas redes sociais, Lula afirmou que o encontro poderia ocorrer depois de duas viagens previstas para fevereiro, à Índia e à Coreia do Sul, mas sem data confirmada.
Um dos pontos discutidos entre Lula e Trump foi o Conselho da Paz, criado pelo presidente americano. Lula disse que sugeriu que o órgão se limite à questão de Gaza e inclua assento para a Palestina, além de defender mudanças na ONU.
“Sobre o Conselho da Paz, propus que o órgão apresentado pelos Estados Unidos se limite à questão de Gaza e preveja assento para a Palestina. Nesse contexto, reiterei a importância de uma reforma abrangente das Organização das Nações Unidas, que inclua a ampliação dos membros permanentes do Conselho de Segurança”.
Lula e Trump já se encontraram presencialmente em outubro de 2025, na Malásia, à margem da 47ª Cúpula da Asean. A reunião, que durou cerca de 50 minutos, foi marcada pela busca de soluções para impasses comerciais, especialmente sobre tarifas. Após o encontro, Lula classificou o diálogo como “franco e construtivo”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

