
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Macron diz que União Europeia deve desafiar o dólar americano com empréstimos conjuntos
Internacional
Macron diz que União Europeia deve desafiar o dólar americano com empréstimos conjuntos
Segundo o líder, Trump seria abertamente antieuropeu

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
O presidente da França, Emmanuel Macron, defendeu a criação de um mecanismo de empréstimo conjunto na União Europeia, como os eurobônus, para permitir investimentos em grande escala e reduzir a dependência do dólar americano. Segundo ele, a UE precisa proteger melhor suas próprias indústrias e considera o acordo entre o bloco e o Mercosul um “mau negócio”.
Macron afirmou que a União Europeia está menos endividada do que Estados Unidos e China e que deixar de usar essa capacidade em um cenário de disputa por investimentos tecnológicos representa um erro grave. Ele também defendeu a simplificação e o aprofundamento do mercado interno europeu, avaliando que os planos para tornar a Europa mais soberana avançam de forma lenta.
Macron disse que, diante do que classificou como atos claros de agressão, a Europa não deve se curvar ou buscar acordos, estratégia que, segundo ele, não tem funcionado. O líder francês afirmou ainda que o governo Trump seria abertamente antieuropeu e teria como objetivo o desmembramento da União Europeia.
Ele também alertou para a possibilidade de retaliações dos Estados Unidos contra países da UE, como França e Espanha, que planejam proibir crianças de usar redes sociais. As declarações ocorrem antes da reunião dos chefes de Estado e de governo europeus, marcada para quinta-feira (12), em Bruxelas, para discutir a competitividade do bloco.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

