
Internacional
CIA lança vídeo para recrutar militares chineses como informantes
O vídeo sugere que líderes promissores podem ser eliminados

Foto: Reprodução/CIA
A CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos) intensificou os esforços para recrutar espiões chineses com o lançamento de um vídeo em mandarim, divulgado na quinta-feira (12), direcionado a oficiais militares que possam estar insatisfeitos com casos de corrupção e com a destituição de generais promovida pelo presidente Xi Jinping. Segundo infomações de um funcionário da agência à CNN, a peça retrata um oficial fictício de nível médio que decide procurar a CIA para garantir um futuro melhor para sua família.
O vídeo faz referência ao temor de perseguições internas e sugere que líderes promissores podem ser eliminados. A iniciativa dá continuidade a uma campanha iniciada no ano passado, que, de acordo com a agência, já teria contribuído para a obtenção de novas fontes de inteligência humana dentro da China.
O diretor da CIA, John Ratcliffe, afirmou em comunicado que a agência seguirá oferecendo a funcionários do governo chinês e a cidadãos a oportunidade de cooperar. Durante sua audiência de confirmação, ele indicou que a China seria uma das prioridades estratégicas da instituição. Autoridades americanas também afirmam que houve avanços na reconstrução da rede de informantes no país, considerada enfraquecida há alguns anos.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, declarou que o país adotará medidas para combater infiltrações e atividades de sabotagem e que os planos de forças contrárias ao país não terão êxito. Um oficial da CIA disse à CNN que os vídeos já resultaram no recrutamento de novas fontes de inteligência.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

