
Internacional
EUA planejam escolta naval no Estreito de Ormuz, anuncia secretário
Escoltas navais começam “o mais rápido possível”

Foto: Official White House Photo by Joyce N. Boghosian
O secretário de Energia dos Estados Unidos, Chris Wright, declarou que a Marinha americana iniciará escoltas de navios pelo Estreito de Ormuz assim que os recursos militares puderem desfocar do que acontece entre o Irã e os países próximos. Em entrevista à Fox News, Wright disse que as escoltas navais começarão “o mais rápido possível”.
“Agora, todos os recursos militares dos Estados Unidos — e que Deus abençoe os homens e mulheres das Forças Armadas — estão totalmente focados em reduzir a capacidade do Irã de causar destruição entre seus vizinhos e contra americanos na região”, declarou. Ele afirmou que a proteção das embarcações só será viável depois que qualquer poder de ataque seja “significativamente diminuído".
Wright também abordou a alta dos preços da gasolina, que atingiu nesta sexta-feira o nível mais elevado desde o governo de Donald Trump. Segundo ele, o aumento é “uma pequena interrupção no momento” e deve durar “semanas, não meses”, minimizando o impacto sobre o mercado doméstico.
Além disso, o secretário esclareceu que a decisão de permitir que a Índia compre petróleo russo por 30 dias não altera a política americana contra a Rússia. A medida é “temporária” e visa garantir a estabilidade do mercado global de energia em meio à guerra, evitando desabastecimento e instabilidade internacional.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

