
Internacional
Dia histórico: EUA reabrem oficialmente embaixada em Cuba
A embaixada dos Estados Unidos em Havana foi reaberta nesta sexta-feira (14), representando um marco na reaproximação dos dois países. A cerimônia, que foi conduzida por John Kerry - primeiro secretário de Estado americano a visitar Cuba em 70 anos -, contou com o hasteamento da bandeira americana no prédio pela primeira vez em 54 anos. [Leia mais...]

Foto: REUTERS / Pablo Martinez Monsivais
A embaixada dos Estados Unidos em Havana foi reaberta nesta sexta-feira (14), representando um marco na reaproximação dos dois países. A cerimônia, que foi conduzida por John Kerry - primeiro secretário de Estado americano a visitar Cuba em 70 anos -, contou com o hasteamento da bandeira americana no prédio pela primeira vez em 54 anos. A embaixada americana, situada em um prédio no Malecón, na capital cubana, já estava funcionando na prática desde o dia 20 de julho, quando as relações diplomáticas entre os dois países foram restabelecidas e Cuba também reabriu sua embaixada em Washington.
Em seu discurso, Kerry disse que não há "nada a temer" na retomada das relações entre os dois países e aproveitou para fazer um apelo para que o governo cubano cumpra as obrigações internacionais de direitos humanos. O secretário falou, ainda, sobre o embargo comercial entre os dois países. "Nossas políticas do passado não conduziram a uma transição democrática aqui em Cuba. Seria pouco realista esperar que a normalização de relações tenha um impacto transformador no curto prazo", disse Kerry.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.