Segunda-feira, 05 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Alemanha permite uso de símbolos nazistas em videogames

Internacional

Alemanha permite uso de símbolos nazistas em videogames

A autorização será dada para jogos considerados “socialmente adequados”

Alemanha permite uso de símbolos nazistas em videogames

Foto: Reprodução/Wolfenstein II: The New Colossus

Por: Marcela Vilar no dia 10 de agosto de 2018 às 14:20

A autoridade de regulamentação alemã de videogames (USK) suspendeu ontem (9) a proibição em vigor sobre a exibição da suástica nazista em jogos eletrônicos vendidos no país. 

A partir de agora, o símbolo do partido liderado por Adolf Hitler pode ser exibido, contanto que não se caracterize uma propaganda do movimento. Segundo a USK, a autorização será dada apenas aos jogos eletrônicos considerados “socialmente adequados”. 

“A adequação social significa que os símbolos de organizações anticonstitucionais poderão ser utilizados em uma determinada obra se houver finalidade artística ou científica e servir à representação da atualidade ou da história”, argumenta a USK, em comunicado.

Até agora, jogos comercializados no país respeitavam a proibição do Código Penal de exibir símbolos inconstitucionais, principalmente referentes ao período nazista. Nas versões alemãs de “Call of Duty” e “Wolfenstein II: The New Colossus”, a cruz gamada e outras referências hitleristas foram transformadas em triângulo. 

A representante da instituição, Elisabeth Secker, acrescenta ainda que a exibição já é permitida há muito tempo no cinema e na televisão e agora é estendida aos jogos eletrônicos, que têm direito à liberdade artística.