Internacional
Internacional
EUA retomarão sanções contra Irã
Oito países poderão manter importação de petróleo da nação do Oriente Médio
Foto: Reprodução/Arquivo/Getty Images
A partir da próxima segunda-feira (5), todas as sanções impostas pelos EUA contra o Irã que estavam suspensas como parte do acordo nuclear de 2015 vão ser retomadas, informou hoje (2) o secretário de Estado, Mike Pompeo. Entretanto, oito países ainda poderão continuar a importar petróleo da nação do Oriente Médio.
O Departamento do Tesouro americano vai pedir que o Irã saia do circuito bancário internacional Swift e anunciou que adicionou 700 pessoas e entidades à lista de alvos das sanções.
De acordo com Pompeo, a retomada das medidas contra Teerã "está orientada a privar o regime dos recursos que utiliza para propagar a morte e a destruição por todo o mundo". "Nosso objetivo é obrigar o Irã a abandonar permanentemente suas documentadas atividades ilegais e a começar a se comportar como um país normal", afirmou o secretário de Estado.
A lista de países que vão ficar proibidos de comprar petróleo iraniano não foi divulgada por Pompeo. O secretário indicou, no entanto, que uma exceção foi concedida às nações que prometeram ou começaram a reduzir as compras de petróleo da República Islâmica.
O presidente dos EUA Donald Trump reiterou o anúncio ao postar no Twitter uma imagem com a frase: "As sanções estão chegando". As letras têm tipografia semelhante à utilizada no logotipo série Game of Thrones, da HBO, e remetem a uma frase recorrente na série: "O inverno está chegando".
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 2 de novembro de 2018
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.