Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Alemanha tem o dever de conter o antissemitismo, diz Merkel

Internacional

Alemanha tem o dever de conter o antissemitismo, diz Merkel

A chanceler afirmou que a violência contra judeus, atribuída a militantes de extrema direita ou a muçulmanos, vem crescendo na Alemanha de hoje

Alemanha tem o dever de conter o antissemitismo, diz Merkel

Foto: Tobias Schwarz / AFP

Por: Daniel Brito no dia 09 de novembro de 2018 às 18:20

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse hoje (9), durante a cerimônia do 80º aniversário da Noite dos Cristais, que a Alemanha tem o dever moral de conter o crescimento do antissemitismo.

Merkel afirmou que a violência contra judeus, atribuída a militantes de extrema direita ou a muçulmanos, vem crescendo na Alemanha de hoje, mesmo oito décadas após o nazismo.

“A vida judaica está florescendo novamente na Alemanha - um presente inesperado para nós após o Shoah. Mas, também estamos testemunhando um preocupante antissemitismo que ameaça a vida judaica em nosso país”, discursou para líderes judeus, utilizando a palavra hebraica para se referir ao Holocausto.

A Noite dos Cristais (em alemão, Kristallnacht) foi uma onda de assassinatos, destruição e saques de propriedades judaicas iniciada no dia 9 de novembro de 1938. O nome faz referência aos cacos de vidro que eram vistos nas ruas do lado de fora de sinagogas e estabelecimentos comerciais ou residências de judeus.