Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 28 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Itamaraty afirma que governo acompanha escalada de tensões na Síria

Internacional

Itamaraty afirma que governo acompanha escalada de tensões na Síria

Ministério das Relações Exteriores informou que tem mantido contato regular com a comunidade brasileira residente no país

Itamaraty afirma que governo acompanha escalada de tensões na Síria

Foto: Arquivo/ Agência Brasil

Por: Juliana Almirante no dia 12 de outubro de 2019 às 11:20

O Ministério das Relações Exteriores distribuiu nota à imprensa hoje (12) informando que “o governo brasileiro acompanha com grande preocupação a recente escalada de tensões na região nordeste da Síria. Os últimos acontecimentos já teriam vitimado número crescente de pessoas, inclusive civis, e gerado milhares de deslocados internos”.

De acordo com a Agência Brasil, a pasta acrescenta que “o governo brasileiro exorta todas as partes envolvidas a exercerem o máximo de contenção e a cessarem as atividades militares, de modo a salvaguardar a integridade da população e da infraestrutura civis e a garantir acesso pleno, desimpedido e seguro à ajuda humanitária na região.”

Segundo o Itamaraty, o governo brasileiro reitera que "o único caminho "para o fim do conflito na Síria é pela via política, com pleno respeito à Carta das Nações Unidas, ao direito internacional, à unidade, soberania e integridade territorial síria, e em estrita observância das resoluções pertinentes do Conselho de Segurança.

O Itamaraty tem mantido contato regular com a comunidade brasileira residente na Síria. Até o momento, não há registro de nacionais entre as vítimas da recente escalada de tensões no nordeste sírio.

O núcleo de assistência a brasileiros do Ministério das Relações Exteriores (MRE) ainda informou que “está à disposição para informações e esclarecimentos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, pelos telefones +55 61 2030 8803 e +55 61 2030 8804, e pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br.

Nos demais horários, pode ser contatado o telefone do plantão consular da Secretaria de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania do Itamaraty: +55 61 98197-2284.”