
Internacional
Papa Francisco aprova tribunal para julgar padres acusados de pedofilia
O Papa Francisco aprovou nesta quarta-feira (10) a criação de um tribunal para julgar bispos acusados de encobrir casos de pedofilia. Para tornar mais dura e eficiente a luta contra os abusos, o pontífice anunciou uma reforma geral na Igreja. Ele aceitou cinco propostas da comissão para a tutela dos menores, entre elas a iniciativa que prevê como crime canônico o abuso do cargo episcopal. [Leia mais...]

Foto: Reprodução/Reuters
O Papa Francisco aprovou nesta quarta-feira (10) a criação de um tribunal para julgar bispos acusados de encobrir casos de pedofilia. Para tornar mais dura e eficiente a luta contra os abusos, o pontífice anunciou uma reforma geral na Igreja. Ele aceitou cinco propostas da comissão para a tutela dos menores, entre elas a iniciativa que prevê como crime canônico o abuso do cargo episcopal. Com a mudança, serão punidos os bispos que encobrirem os crimes de pedofilia de outros religiosos.
O Papa criou uma espécie de tribunal dentro da Congregação Para a Doutrina da Fé para julgar esses casos. A previsão de instalação completa do novo tribunal é de cinco anos. Também poderão ser julgados casos retroativos. A ideia foi do presidente da comissão para a tutela dos menores, cardeal Sean Patrik Omaley.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.