Internacional
Tribunal de Israel adia audiências de Netanyahu em caso de corrupção após pressão de Trump

Com um público abaixo do esperado, Trump buscou reforçar sua campanha de reeleição com ataques a Joe Biden
Foto: Chip Somodevilla /Getty Images
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participou ontem (20), em Tulsa, no Oklahoma, de seu primeiro comício desde o início da pandemia de covid-19 no país. Com um público abaixo do esperado, Trump buscou reforçar sua campanha de reeleição com ataques a Joe Biden, candidato democrata à Presidência, e se vangloriar da resposta de seu governo à pandemia. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.
Citando o Brasil e a Suécia como exemplos, o presidente americano disse que o cenário poderia ter sido pior se tivesse adotado a estratégia de imunização coletiva ou de rebanho. "Perguntem como eles estão no Brasil. Não estão bem. E ele é meu amigo", disse Trump, se referindo ao presidente Jair Bolsonaro.
Em seu discurso o presidente disse que pediu para "reduzirem a testagem" para o novo coronavírus. Para Trump, quando testes são feitos em grande quantidade "você vai encontrar mais pessoas e mais casos" e até um jovem "fungando" será diagnosticado com a doença. Um funcionário da Casa Branca disse mais tarde que o presidente estava fazendo "uma piada".
O espaço do comício não lotou. Houve distribuição de máscaras, mas ninguém foi forçado a usar a proteção. Pelas imagens divulgadas pelas agências internacionais de notícias, também não houve distanciamento social dentro do complexo BOK Center.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.