Sexta-feira, 09 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Jornal da Metropole

/

Com ou sem chuva, interrupções constantes de energia desafiam moradores e comerciantes em Salvador

Jornal Metropole

Com ou sem chuva, interrupções constantes de energia desafiam moradores e comerciantes em Salvador

Neoenergia Coelba foi, mais uma vez, notificada pelo Procon por quedas de energia em cidades baianas

Com ou sem chuva, interrupções constantes de energia desafiam moradores e comerciantes em Salvador

Foto: Agência Brasil/Paulo Pinto

Por: Ana Clara Ferraz no dia 08 de maio de 2025 às 14:21

Matéria publicada originalmente no Jornal Metropole em 8 de maio de 2025

Não precisa de chuva para que os baianos enfrentam problemas com as quedas frequentes de energia. Claro, ela torna ainda mais corriqueira o que já é, mas, faça chuva ou faça sol, a inconveniência e os prejuízos da falta de energia podem estar logo ali à espreita em um dia comum. 

Tão corriqueiro que deixa de ser notícia

Prova disso é que, poucos dias antes da chegada da frente fria que atinge Salvador e vem ocupando os noticiários, também tomaram espaço na imprensa local episódios de faculdades interrompendo aulas, lojas de shoppings tendo prejuízos e moradores de bairros indignados por conta de quedas de energia. Claro, o destaque dado por portais e jornais era muito menor do que o recebido pelo tal fenômeno meteorológico, porque, dada a frequência dos problemas no serviço de energia, eles deixam de ser notícias consideradas relevantes. 

As notificações à Neoenergia Coelba, responsável por grande parte da distribuição de energia elétrica da Bahia, também deixam de ganhar destaque por conta da ausência do teor “novidade”. Na última segunda-feira (5), mais uma foi emitida, desta vez pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) devido a interrupções no fornecimento de energia em cidades baianas. Os relatos são de períodos prolongados sem luz que prejudicam os consumidores diante de um momento sensível em que o estado enfrenta chuvas fortes.

Democrática e inclusiva

Se o serviço de fornecimento de energia permitisse, a trilha sonora para as interrupções no estado seria ao som da cantora Marília Mendonça, que já deixava claro que “ninguém vai sofrer sozinho, todo mundo vai sofrer”. De Canabrava a Pituba, do Rio Vermelho e Ondina ao Subúrbio Ferroviário, não há moradores e regiões excluídas quando se trata de reclamações de falta de energia nos diversos horários do dia. 

Proprietário de uma assistência técnica no bairro Pituba, Ubirajara Silva já se conformou com o antigo problema de interrupções na região. Segundo ele, só no mês passado, sem chuva, foram três dias seguidos com quedas de energia. “Três dias sem produtividade. A energia cai, demora para voltar e, às vezes, não volta no mesmo dia, gera prejuízo”, disse. Resta a ele supor causas, como a proximidade do mar e a carência de manutenção na rede.  

Sentiu a mudança?

Ao Jornal Metropole, a Neoenergia Coelba reconhece que não há uma concentração de interrupção em regiões específicas da cidade, e elenca alguns motivos que podem causar: ligações clandestinas, objetos na rede, chuvas e acidentes contra postes. Segundo os dados da concessionária, houve uma redução de 18% nas quedas de energia em todo o estado. Mas será que a população sentiu essa mudança?