Jornal Metropole
Pegue a visão: confira a rodada de dicas desta semana

Home
/
Notícias
/
Jornal da Metropole
/
VARiedade de reclamações: Dupla BaVi figura entre os times com mais decisões desfavoráveis do VAR
O Tricolor é o terceiro time com o pior saldo entre decisões favoráveis e contra do árbitro de vídeo no Brasileirão 2025
Foto: Divulgação/ CBF
Matéria publicada originalmente no Jornal Metropole em 2 de outubro de 2025
No Brasil, existem três entidades universais: o corno que foi o último a saber, a dieta prometida para a segunda-feira e torcedor que reclama da arbitragem. Todo mundo é prejudicado pelo árbitro (agora, em especial, o VAR), ninguém é favorecido. Bahia e Vitória, bem como todos os clubes nordestinos, reivindicam a posição de injustiçados pela ferramenta em relação aos rivais das regiões Sul e Sudeste. Seria delírio de torcedor ou realmente uma tônica do artifício?
O Tricolor é o terceiro time com o pior saldo entre decisões favoráveis e contra do árbitro de vídeo no Brasileirão 2025. Mas, claro, ao contrário do que os mais fanáticos acreditam, não quer dizer que eles foram prejudicados (ou 'roubados'), isso significa apenas que as decisões (certas ou erradas), não beneficiaram o Bahia. O Vitória vem logo em seguida, com o quarto pior saldo. Seria difícil passar por cima das narrativas de injustiça aos clubes nordestinos quando Ceará e Sport completam o ranking como respectivamente o segundo e o quinto time com piores saldos.
Mas o Corinthians, um dos times mais acusados de ser beneficiado por erros de arbitragem, vem para preencher a figura de advogado do diabo ao ocupar o primeiro lugar dos mais desfavorecidos. E o quão chocados ficariam os torcedores do Bahia ao descobrirem que, na verdade, desde a implementação do VAR em 2019, o Esquadrão foi um dos times que mais tiveram decisões a seu favor? O clube já figurou ao primeiro e segundo lugar de equipes com mais determinações a favor. Em 2019, inclusive, obteve 16 decisões favoráveis, o recorde em um único ano.
Antes que os negacionistas tecnológicos reclamem: a tecnologia não erra por si só, o erro é cometido pelos profissionais que a utilizam e, mesmo assim, é um retrospecto positivo se comparado ao período antecedente ao VAR. O problema é que alguns não desejam justiça, mas sim o favorecimento, porque no fim das contas, tudo no futebol é justificado se o seu time está vencendo ou não.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.