Jornal Metropole
Pegue a visão: confira a rodada de dicas desta semana

Seleção Brasileira já tem nomes praticamente certos na Copa do Mundo, enquanto outros ainda batalham por vaga na relação que será anunciada em maio

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Em ano de Copa do Mundo, convocar a Seleção ideal é sempre mais difícil. De repente, todo mundo começa a jogar bem e merece ir para o Mundial, que este ano será realizado simultaneamente nos Estados Unidos, México e Canadá. Há jogadores que poucos conhecem e se destacam em ligas da Europa. E tem, é claro, figuras carimbadas que todos já esperam. Mas no fim das contas, a poucos meses do Campeonato Mundial, o que o Brasil já tem definido para disputá-lo?
É impensável Raphinha e Vinícius Júnior não estarem na Copa por opção técnica, afinal, os jogadores de Barcelona e Real Madrid, respectivamente, são os melhores brasileiros dos últimos anos. Estêvão William, apesar da pouca idade, vem sendo uma das revelações da equipe liderada pelo italiano. É também muito difícil que ele fique de fora, assim como o goleiro Alisson Becker, astro do Liverpool e o mais seguro da Seleção.
Casemiro, Marquinhos e Bruno Guimarães também estão consolidados com Ancelotti, inclusive na equipe titular. No entanto, a posição com o maior nível de disputa é a de atacante. De um ano para cá, todos resolveram fazer gols importantes quando a posição parecia carente. João Pedro, Matheus Cunha e Luiz Henrique pareciam já estar com passaporte carimbado, mas Endrick, de 19 anos, fez de tudo no Lyon desde que chegou e roubou os holofotes. O garoto é, atualmente, um dos jogadores de maior apelo popular para estar na Seleção. Resta saber se o técnico viu nele o mesmo que o Brasil está vendo.
Caso Neymar
Outra grande dúvida para a Copa é Neymar. O maior artilheiro da história da Seleção Brasileira em jogos oficiais divide opiniões. Muitos acreditam em sua convocação pela capacidade de desequilibrar jogos que já demonstrou antes; outros desconfiam da sua estabilidade física e defendem que seu tempo já passou. Para Ancelotti, o jogador precisa estar 100% fisicamente, o que não acontece há pelo menos três anos. Até a lista final, em maio, seu nome será pauta de qualquer discussão.
Prata da casa
Uma das expectativas do torcedor do Bahia é a convocação do lateral esquerdo, Luciano Juba, um dos melhores do Brasileirão 2025. A posição é vista como de extrema carência técnica no Brasil e pouco consolidada. O grande problema é que Juba, convocado anteriormente por Ancelotti, sequer ganhou oportunidade de jogar na equipe do italiano. Tanto sua presença quanto a de Jean Lucas, também convocado antes, são indefinidas.
Prova dos nove
Os amistosos contra França e Croácia vão finalmente testar o poder de fogo da Seleção Brasileira. Mesmo com saldo satisfatório contra equipes sul-americanas, a pedra na chuteira do Brasil tem sido as seleções europeias. Por questões de calendário, o confronto com os times do Velho Continente é sempre muito complicado, mas esta é uma ótima oportunidade de testar a capacidade do Brasil antes da Copa
Mal das pernas
O Vitória vive um momento muito conturbado. Em nove partidas nesta temporada, o Leão empatou quatro vezes e perdeu dois dos jogos mais importantes de forma não muito digerível. Foi derrotado pelo Bahia em casa e levou 5x1 do Palmeiras. O enredo do clube se desenha para mais um ano de sobrevivência nas principais competições. Ainda não há lampejos de um próximo passo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.