METROPOLE

Segunda-feira, 17 de maio de 2021

Justiça

Barroso diz que Bolsonaro contribui para 'ilegítima desestabilização das instituições'

Magistrado ainda afirmou que a “vida institucional não é um palanque e as pessoas devem ser responsáveis pelo que falam”

Barroso diz que Bolsonaro contribui para 'ilegítima desestabilização das instituições'

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 08 de janeiro de 2021 às 10:00

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, afirmou ontem (7) que as declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que houve fraude nas eleições de 2018 contribuem para a “ilegítima desestabilização das instituições”.

Sem mencionar diretamente o chefe do Executivo, o magistrado afirmou que a “vida institucional não é um palanque e as pessoas devem ser responsáveis pelo que falam”. A informação é da Folha.

"Se alguma autoridade possuir qualquer elemento sério que coloque em dúvida a integridade e a segurança do processo eleitoral, tem o dever cívico e moral de apresentá-lo. Do contrário, estará apenas contribuindo para a ilegítima desestabilização das instituições", disse.

Barroso cobrou que Bolsonaro apresente as provas prometidas desde março de 2020 de que teria sido eleito no primeiro turno em 2018. Ele ainda condenou a afirmação de Bolsonaro de que, se não houver voto impresso nas eleições em 2022, “o problema será pior” que o ocorrido nos Estados Unidos, onde apoiadores de Donald Trump invadiram o Capitólio para impedir a ratificação de Joe Biden como presidente.

“Por fim, uma importante lição da história é a de que governantes democráticos desejam ordem. Por isso mesmo, não devem fazer acenos para desordens futuras, violência e agressão às instituições”, afirmou.

Para Barroso, os eventos ocorridos nos Estados Unidos na última quarta (6) foram “atos de incivilidade e de ataque às instituições”. Segundo o ministro, os invasores do Congresso americano são “extremistas inconformados com a derrota”.

TV METRO

Entrevistas

Ceuci Nunes

Em 17 de maio de 2021
ASSINE O CANALMETROPOLE NO YOUTUBE
Barroso diz que Bolsonaro contribui para 'ilegítima desestabilização das instituições' - Metro 1