Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Procuradores investigam ações do governo federal no combate à Covid-19

Justiça

Procuradores investigam ações do governo federal no combate à Covid-19

Ações ocorrem após críticas ao procurador-geral da República, Augusto Aras, por omissão em relação ao tema

Procuradores investigam ações do governo federal no combate à Covid-19

Foto: Carolina Antunes/PR

Por: Adele Robichez no dia 22 de janeiro de 2021 às 11:30

Procuradores do Ministério Público que atuam na primeira instância estão investigando as ações do governo federal no combate à pandemia do coronavírus. Eles também solicitaram informações ao Ministério da Saúde, para apurar a responsabilidade da gestão. As informações são do "O Globo".

Essas ações ocorrem após críticas ao procurador-geral da República, Augusto Aras, por omissão em relação ao tema. Esta semana, a PGR soltou um comunicado que dizia que a responsabilidade de apurar "eventuais ilícitos" é de competência do Congresso.

Segundo o portal, uma das apurações foi instaurada pela Procuradoria da República no Distrito Federal (PR-DF) em julho do ano passado. Ela visa averiguar a execução orçamentária das verbas federais destinadas ao enfrentamento da pandemia.

Outra foi aberta na semana passada pela Procuradoria da República no Amazonas (PR-AM), após o colapso do sistema de saúde no estado. Ela examina as responsabilidades dos governos estadual e federal pela falta de oxigênio hospitalar.