METROPOLE

Sábado, 08 de maio de 2021

Justiça

'Lula é digno de um julgamento justo', diz Gilmar Mendes

Em entrevista ao Canal do Datena, ministro do STF também falou sobre as mensagens trocadas pelo juiz Sergio Moro e procuradores da Lava Jato

'Lula é digno de um julgamento justo', diz Gilmar Mendes

Foto: Nelson Jr./ASCOM/TSE

Por: Juliana Rodrigues no dia 03 de fevereiro de 2021 às 12:20

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse ontem (2) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) merece um julgamento justo no âmbito da Operação Lava Jato. A declaração foi dada em entrevista ao Canal do Datena. Lula foi preso em 2018 no processo do tríplex de Guarujá (SP), mas está em liberdade desde 2019, quando a prisão em segunda instância foi proibida pelo STF.

"Nós temos que encerrar essa preocupação midiática de julgar o Lula tendo em vista esse desiderato: fazê-lo inelegível. Eu sempre digo: Lula é digno de um julgamento justo", afirmou Mendes.

O ministro também falou sobre as mensagens trocadas pelo então juiz Sergio Moro e procuradores da Lava Jato em Curitiba. "Os diálogos não são de anjo. O Moro assume uma posição de chefe do grupo de força-tarefa e o [procurador] Deltan Dallagnol faz consultas de como deve proceder, manda informações e combina ações", condenou o ministro. "As forças-tarefas que vierem a se estruturar não poderão usar esse modelo de cooperação, essa relação promíscua entre procuradores e juízes", avaliou.

Leia mais:

Sigilo é retirado e conversas de Moro com promotores da Lava Jato são divulgadas

TV METRO

Entrevistas

Roberto Coelho

Em 07 de maio de 2021
ASSINE O CANALMETROPOLE NO YOUTUBE
'Lula é digno de um julgamento justo', diz Gilmar Mendes - Metro 1