Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Moraes prorroga por mais cinco dias prisão de suspeito de ameaçar ministros do STF

Justiça

Moraes prorroga por mais cinco dias prisão de suspeito de ameaçar ministros do STF

Decisão atende pedido da PF, que justifica medida como necessária para evitar destruição de provas e contato com outros integrantes do grupo

Moraes prorroga por mais cinco dias prisão de suspeito de ameaçar ministros do STF

Foto: Rosinei Coutinho/STF

Por: Adele Robichez no dia 26 de julho de 2022 às 14:12

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou por mais cinco dias a prisão temporária de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, investigado por ataques antidemocráticos em redes sociais. De acordo com a nota publicada pelo STF nesta terça-feira (26), a decisão atendeu a um pedido da Polícia Federal (PF).

O investigado teria feito publicações, inlusive no dia em que foi preso, atacando políticos de esquerda, como o ex-presidente Lula (PT) e o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ), além de defender a extinção do STF e ações violentas contra os membros do Supremo. Ele também teria divulgado notícias falsas sobre integrantes da Corte.

A prisão ocorreu na sexta-feira (22), na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e tinha prazo inicial de cinco dias.

O comunicado do Supremo diz que, segundo a PF, como os documentos e mídias apreendidos ainda estão sendo analisados, a liberdade do custodiado poderia gerar prejuízos à investigação, pela possibilidade de destruição de eventuais provas. O pedido também destaca o risco de que ele se comunique com outros membros do grupo, ainda não identificados, o que comprometeria as medidas investigativas.