Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Tribunal Superior Eleitoral volta a julgar cassação do senador Jorge Seif nesta terça-feira

Justiça

Tribunal Superior Eleitoral volta a julgar cassação do senador Jorge Seif nesta terça-feira

Além de Seif, são réus: Hermes Artur Klann, Adrian Rogers Censi, Almir Manoel Atanazio dos Santos e Luciano Hang

Tribunal Superior Eleitoral volta a julgar cassação do senador Jorge Seif nesta terça-feira

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Por: Metro1 no dia 16 de abril de 2024 às 09:19

O julgamento do processo de cassação do senador Jorge Seif será retomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite desta terça-feira (16), a partir das 19h. 

O processo foi iniciado no dia quatro deste mês e suspenso após a leitura do relator e manifestação das defesas. A ação é por abuso de poder econômico na campanha eleitoral.

Seif foi eleito no ano de 2022 em Santa Catarina e nega as acusações. Em caso de condenação, pode resultar na perda do mandato e até na realização de novas eleições para o preenchimento do cargo. Se houver absolvição, a ação será arquivada.

O senador é acusado de ter sido beneficiado pela cessão de um helicóptero por parte de um empresário da construção civil, pelo uso da estrutura da empresa Havan na campanha e por um suposto financiamento de propaganda eleitoral por parte de um sindicato no estado.

Além de Seif, são réus: os suplentes na chapa: Hermes Artur Klann e Adrian Rogers Censi; o empresário calçadista Almir Manoel Atanazio dos Santos; e o empresário Luciano Hang, dono da Havan.

Apesar do processo ter sido arquivado por unanimidade no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, a coligação autora da ação, formada pelos partidos Patriota, PSD e União Brasil, recorreu para a instância superior, onde obteve parecer favorável da Procuradoria-Geral Eleitoral.

Seif precisa de quatro votos favoráveis para evitar a cassação. Caso obtenha maioria a seu favor, o caso é arquivado.