Segunda-feira, 09 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Caso Marielle: júri popular de Lessa e Queiroz é confirmado

Justiça

Caso Marielle: júri popular de Lessa e Queiroz é confirmado

Júri popular para julgamento deve ocorrer no dia 30 de outubro

Caso Marielle: júri popular de Lessa e Queiroz é confirmado

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 11 de outubro de 2024 às 12:36

Nesta quinta-feira (10), o ministro Alexandre de Moraes autorizou a realização do júri popular para julgamento dos ex-policiais Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, acusados de assassinarem a vereadora Marielle Franco. De acordo com o ministro, o júri está confirmado e irá acontecer no dia 30 de outubro. O juiz do 4° Tribunal do Júri, Gustavo Kalile, solicitou que, no dia do julgamento, somente pessoas que terão participação efetiva estejam em plenário. 

Lessa passará por uma entrevista para o julgamento no dia 29 de outubro. A defesa ainda solicitou ao juiz que o presídio reservasse a data anterior, com o objetivo de facilitar o começo do processo. Atualmente, Lessa se encontra no presídio de Tremembé, em São Paulo, onde foi transferido após fazer uma delação premiada que revelou os mandantes do assassinato. Anteriormente, Lessa estava detido na Penitenciária Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Ambos, Lessa e Queiroz, confessaram participação no crime contra a vida da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. De acordo com as confissões, Lessa atirou e Queiroz conduziu o veículo. Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) e seu irmão Domingos Brazão, que é conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, foram apontados pelos ex-policiais como mandantes do crime. Ambos negam qualquer envolvimento na situação.