Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Quinta-feira, 01 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

TST confirma acordo de indenização entre Vale e familiares das vítimas de Brumadinho

Justiça

TST confirma acordo de indenização entre Vale e familiares das vítimas de Brumadinho

O valor das indenizações não foi informado por questões de segurança

TST confirma acordo de indenização entre Vale e familiares das vítimas de Brumadinho

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 30 de abril de 2025 às 17:16

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) oficializou, nesta quarta-feira (30), um acordo que contempla os familiares das 272 pessoas que perderam a vida no rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), ocorrido em janeiro de 2019.

O acerto tem como finalidade garantir o pagamento de indenizações referentes ao chamado “dano-morte”, isto é, uma compensação pela perda de entes queridos em decorrência da tragédia. Por motivos de segurança, os valores definidos não foram divulgados.

A cerimônia de assinatura aconteceu na sede do TST, em Brasília, e contou com a participação de parentes das vítimas, autoridades do Judiciário e representantes da mineradora Vale S.A. Durante o evento, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem às 272 vidas perdidas.

"O nosso pleito sempre foi o reconhecimento das 272 joias. Não faz sentido só reconhecer os trabalhadores. A comunidade, os turistas que estavam na pousada e os nascituros que estavam na barriga de suas mães também são vítimas. A gente tem uma alegria de ter conquistado mais essa vitória, mas não é algo que vai acalentar os nossos corações, porque dinheiro nenhum vai trazer os nossos de volta. A gente quer justiça, quer que os responsáveis sejam presos", afirmou Nayara Porto, presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem de Brumadinho (Avabrum).