Domingo, 01 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

8/1: idosa condenada por atos golpistas deixa presídio e vai para prisão domiciliar

Justiça

8/1: idosa condenada por atos golpistas deixa presídio e vai para prisão domiciliar

Mulher deixou penitenciária nesta sexta-feira (9) e terá que usar tornozeleira

8/1: idosa condenada por atos golpistas deixa presídio e vai para prisão domiciliar

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por: Metro1 no dia 11 de maio de 2025 às 15:30

Atualizado: no dia 11 de maio de 2025 às 15:35

Adalgiza Dourado, de 65 anos, condenada a 14 anos por associação criminosa e tentativa de golpe de Estado nos atos de 8 de janeiro de 2023, deixou a Penitenciária Feminina da Colmeia, no Distrito Federal, na sexta-feira (9). Presa desde o dia dos ataques em Brasília, ela teve a pena convertida em prisão domiciliar.

A decisão, assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, levou em conta o estado de saúde da detenta. “No atual momento de execução da pena, a compatibilização entre a liberdade de ir e vir e a Justiça Penal indica a possibilidade de concessão da prisão domiciliar”, afirmou o magistrado, citando que ela sofre de “ansiedade generalizada” e “hipercolesterolemia”, além de ter 65 anos.

Antes disso, a defesa acionou a Organização dos Estados Americanos (OEA), alegando “violação de direitos humanos” e “risco de morte” diante das condições carcerárias. O pedido foi incluído no processo como parte dos argumentos para a mudança do regime de cumprimento da pena.

Com a progressão, Adalgiza está obrigada a usar tornozeleira eletrônica e deve cumprir uma série de restrições: não pode sair do país, manter redes sociais, conceder entrevistas ou se comunicar com outros envolvidos nos atos golpistas.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossa plataforma, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos Termos de Uso e Politica de Privacidade.

Compartilhar conteúdo.