Segunda-feira, 14 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Moraes manda Google informar quem publicou "minuta do golpe" na internet

Justiça

Moraes manda Google informar quem publicou "minuta do golpe" na internet

Pedido foi feito pela defesa de Anderson Torres e acolhido pelo ministro

Moraes manda Google informar quem publicou "minuta do golpe" na internet

Foto: Divulgação/Nelson Jr./SCO/STF

Por: Metro1 no dia 17 de junho de 2025 às 14:55

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (17) que a empresa Google informe, em 48 horas, os dados de quem inseriu a chamada "minuta do golpe" na internet. A medida atende a um pedido feito pela defesa de Anderson Torres durante a fase de diligências abertas por Moraes na semana passada, com o fim dos interrogatórios.

Além da determinação ao Google, Moraes também deu cinco dias para que a defesa do ex-ministro da justiça apresente exames periciais para demonstrar "que o conteúdo da minuta encontrada na casa de ANDERSON TORRES não tem qualquer semelhança com os demais documentos supostamente antidemocráticos mencionados durante a instrução". A defesa de Torres ainda pediu que uma perícia audiovisual para comparar com trechos do relatório da Polícia Federal sobre a fala de Anderson Torres na live realizada em 29 de julho de 2021, quando foi realizada a apresentação de possíveis falhas nas urnas eletrônicas.

Moraes ainda determinou que a Marinha terá o mesmo prazo (48 horas) para fornecer a data exata em que foi emitida a ordem de movimento referente à Operação Formosa 2021, realizada em agosto de 2021. Essa solicitação partiu do ex-comandante da Marinha, almirante Garnier Santos.