
Justiça
Ex-assessor de Bolsonaro troca defesa em caso de tentativa de golpe
Novo advogado também atua em processos ligados a militares investigados

Foto: Reprodução
O ex-assessor internacional de Jair Bolsonaro, Filipe Martins, trocou sua equipe de defesa na ação penal que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O novo advogado, Jeffrey Chiquini, já atua em outros processos relacionados, inclusive na defesa de Rodrigo Bezerra Azevedo, militar citado como integrante das forças especiais dos “kid pretos” e investigado por apoiar um plano contra autoridades. As informações são da CNN.
“Desde já, reafirmamos, de forma categórica, sua inocência — a qual será devidamente demonstrada e comprovada durante a instrução processual, com início previsto para o dia 14 de julho”, disse Chiquini em nota.
A tentativa de golpe institucional teria origem na rejeição do resultado eleitoral de 2022, vencido por Luiz Inácio Lula da Silva. Após a derrota de Bolsonaro, grupos extremistas ligados a ele passaram a questionar a legitimidade do processo, incentivando ações antidemocráticas.
O ponto crítico ocorreu em 8 de janeiro de 2023, com ataques coordenados às sedes dos Três Poderes. Investigações da Polícia Federal e do Supremo Tribunal Federal (STF) apontam que o movimento foi articulado com antecedência e envolveu militares da reserva e aliados do ex-presidente. O caso permanece sob apuração no Supremo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.