Segunda-feira, 14 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

PGR deve solicitar condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe nesta segunda

Justiça

PGR deve solicitar condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe nesta segunda

STF se prepara para julgar acusação de golpe de Estado e outros crimes

PGR deve solicitar condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe nesta segunda

Foto: Reprodução/TV Justiça

Por: Metro1 no dia 14 de julho de 2025 às 08:00

Atualizado: no dia 14 de julho de 2025 às 08:02

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve apresentar nesta segunda-feira (14) suas alegações finais no processo que investiga a tentativa de golpe de Estado atribuída ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A manifestação será encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) e, no âmbito do “núcleo 1” da ação penal, a PGR pedirá a condenação de Bolsonaro, de acordo com a CNN. O procurador-geral, Paulo Gonet, informou que usará todo o prazo disponível, sem solicitar prorrogação ao relator, ministro Alexandre de Moraes.

Bolsonaro é acusado de cinco crimes: tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado ao patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado. As penas somadas podem ultrapassar 40 anos de prisão, dependendo de atenuantes ou agravantes. As alegações finais resumem as provas reunidas durante a investigação e indicam as penas que a PGR considera adequadas para os réus.

Após a manifestação da PGR, o ministro Moraes intimará o tenente-coronel Mauro Cid, delator do caso, a apresentar seu memorial em até 15 dias. As defesas dos demais acusados terão o mesmo prazo para enviar suas alegações finais. Com isso, o processo avança para a fase final antes do julgamento.

O gabinete de Moraes estima concluir a análise dos documentos até 15 de agosto, dando um mês para que os ministros do STF estudem o material. O julgamento de Bolsonaro deve ocorrer em setembro, com possibilidade de sessões extraordinárias para acelerar o processo.