Terça-feira, 22 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

Pen drive encontrado na casa de Bolsonaro não tem dados úteis para inquérito, aponta PF

Justiça

Pen drive encontrado na casa de Bolsonaro não tem dados úteis para inquérito, aponta PF

Dispositivo foi apreendido em operação autorizada por Moraes; laudo foi encaminhado ao relator do caso no STF

Pen drive encontrado na casa de Bolsonaro não tem dados úteis para inquérito, aponta PF

Foto: Marcos Corrêa/PR

Por: Metro1 no dia 21 de julho de 2025 às 12:35

A perícia realizada no pen drive encontrado no banheiro da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília, concluiu que o dispositivo não contém informações relevantes para o inquérito que apura possíveis crimes contra o Estado Democrático de Direito. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (21) pelo jornalista César Tralli, da TV Globo e GloboNews.

O pen drive foi apreendido na última sexta-feira (18), durante uma operação da Polícia Federal autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A investigação mira se Bolsonaro e o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) atuaram para pressionar instituições brasileiras e influenciar o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a interferir no julgamento do ex-presidente.

Bolsonaro afirmou que desconhecia o pen drive e declarou à imprensa que “não tem laptop em casa para mexer com pen drive”. A perícia foi concluída pelo Instituto Nacional de Criminalística da PF e o laudo, ainda sob sigilo, teria sido encaminhado nesta segunda-feira (21) ao responsável pela investigação.

Além do dispositivo, a PF apreendeu na residência do ex-presidente US$ 14 mil em espécie, R$ 8 mil e uma cópia impressa de uma ação judicial protocolada pela plataforma de vídeos Rumble nos Estados Unidos contra Alexandre de Moraes, alegando censura judicial.