Quinta-feira, 31 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Justiça

/

STF finaliza interrogatório de 31 réus da trama golpista

Justiça

STF finaliza interrogatório de 31 réus da trama golpista

Últimos réus têm cinco dias para novos pedidos antes das alegações finais

STF finaliza interrogatório de 31 réus da trama golpista

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 29 de julho de 2025 às 08:25

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta segunda-feira (28) o interrogatório de 31 réus envolvidos nas ações penais sobre o plano de golpe durante o governo de Jair Bolsonaro. Os depoimentos principais ocorreram ao longo do mês. Com o fim da fase de interrogatórios, a Corte finaliza a instrução das ações relativas aos núcleos 1, 2, 3 e 4 da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), que investiga a tentativa de mudar os resultados das eleições de 2022.

Os réus do núcleo 3 foram os últimos interrogados. Eles são investigados por planejar ações táticas, como o monitoramento de Alexandre de Moraes e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a finalização, os réus desse núcleo têm cinco dias para apresentar requerimentos ou pedir diligências adicionais. Para os outros núcleos, os prazos já estão em andamento.

Em seguida, será aberto o prazo de 15 dias para as alegações finais da defesa e da PGR, a última manifestação antes da sentença. Os réus enfrentam acusações de organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e destruição de patrimônio público.

O núcleo 1, que inclui Jair Bolsonaro e sete aliados, é o mais avançado. A PGR já pediu condenação, faltando apenas as alegações finais de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. O julgamento, que pode decidir pela absolvição ou condenação dos réus, é aguardado para setembro.